segunda-feira, 20 de julho de 2009

Você acredita nisso?


Você sabe qual é o meio de transporte mais seguro? Não? Não é o avião. É o elevador. Estatisticamente a possibilidade de morrer em acidente com elevador é praticamente zero. Para mim isso não vale. Não considero elevador meio de transporte. O segundo meio de transporte mais seguro é o avião, mas nos dias de hoje, quando em menos de dois meses três grandes acidentes de avião aconteceram e que mais de seiscentas pessoas morreram, fica difícil acreditar.

Como muitos sabem, amo aviação e faço de cada viagem uma nova experiência em voar. Conheço todos (sic, quase todos) modelos de avião comercial e posso contar as histórias dos mais famosos modelos desde a sua concepção. Quando estou voando, me sinto exatamente nas nuvens, não fisicamente. Apesar de tudo isso, sei muito bem que se aquele “bicho” aterrissar só um pouco de lado haverá possivelmente um incidente. É exatamente isso. Acidentes aeronáuticos dificilmente acontecem, mas quando ocorrem quase sempre um grande desastre está presente, ainda mais nos dias de hoje em que as aeronaves transportam cada vez mais passageiros. Milhares de pessoas morrem diariamente ao ano no Brasil nas estradas, muito mais dos que morrem em acidentes de avião e isso não causa grandes preocupações. Deviam!

Para quem tem medo, viagem de avião é uma tortura. Cada barulho estranho, cada movimento do avião nos deixa mais tenso ainda. As mãos suam e o rosto fica pálido. Alguns olham para os rostos dos comissários, querendo adivinhar se eles estão realmente calmos ou fingindo. Tenho uma tia que quando viajava de avião bebia muito (naquele tempo era servido vinho, cerveja, etc) e dizia que ficava mais alta que o avião. O que sei é que quando o avião toca o solo do nosso destino parece que um peso sai do nosso coração.

Não dá para deixar de viajar de avião nas nossas viagens de férias, negócios ou qualquer outro motivo. Que o avião é um meio de transporte seguro nós sabemos. Sabemos também que as empresas sérias tem uma atenção especial para treinamento e manutenção das aeronaves. Então vamos aproveitar nossas viagens com mais calma.

Se ajudar, podemos pensar que se não for o dia do piloto estaremos salvos. Aquela minha tia em época de muitos desastres não viaja nem a pau. Diz que não quer contribuir para as estatísticas, mas se a viagem for inadiável e você morre de medo só tem um jeito: viver intensamente cada dia para o caso de seu dia chegar você morre satisfeita. Brincadeirinha...

2 comentários:

  1. Minha tia tem medo até de escada rolante...rs! Da minha parte, adoro viajar de avião e as estatísticas comprovam que, de fato, ainda é bem mais seguro.

    ResponderExcluir
  2. Já fiquei preso em elevador... isso diz tudo!

    ResponderExcluir