quinta-feira, 30 de julho de 2009

Não mate suas lembranças



Quando era mais jovem, tinha um tio que tinha sido muito rico e influente em uma cidade do nordeste. Aproveitou a vida como quis, teve poder, teve muitas mulheres (casou seis vezes) e teve vários filhos e só cuidou do último. Tempo passou, perdeu tudo e vivia sozinho em uma pensão do Estácio aqui no Rio. Alguns filhos o ajudavam e outros o odiavam.
Uma irmã dele, com posses, além de mantê-lo, sempre oferecia a oportunidade dele voltar e rever e passar pelos lugares onde ele tinha sido rei. Ele sempre recusava e não explicava o porquê. Era muito estranho para mim ele não aceitar. Eu não entendia a recusa e dizia que se fosse eu iria sem pensar.

Tempo passou, o tio morreu e vida que segue. Não pensei nisso até que um dia recebi o convite de um amigo para visitar uma empresa em que eu tinha trabalhado há muito tempo. Eu tinha sido gerente e tinha tido poder. Foram muitos anos trabalhando lá e grandes momentos felizes da minha vida estavam guardados na lembrança daquele tempo. Fui recebido com educação e atenção, mas eu era um total desconhecido. Os poucos amigos que ainda trabalhavam lá me receberam um pouco distante. O tempo tinha feito o seu papel. Algumas ações que eu tinha tomado na época eram hoje reputadas a outras pessoas.

Sai de lá triste. A visita matou muitas boas lembranças que eu tinha do tempo em que trabalhei lá. De imediato eu me lembrei do meu tio e entendi porque ele não quis nunca voltar. É, o tempo passa e nunca será possível voltar e viver um tempo que passou. Isso reforça em mim a idéia do viver intensamente cada minuto.

Não! Não sou saudosista. Vivo o meu tempo e repito algumas vezes que meu tempo é hoje. Boas lembranças, aquelas que não temos como reviver, concordam que devemos deixá-las onde elas estão? Acho que só assim podemos preservá-las e mantê-las na forma que elas são criadas e nos dando prazer em relembrá-las. E se tivermos que voltar, devemos ver aquilo como novas lembranças. Se não for interessante então não vá.

3 comentários:

  1. Algumas vezes também prefiro preservar o mito! Belo texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu também me bato muito sobre essa questão do tempo (Vituxo sabe). Eu creio que é por aí mesmo, o que passou, passou, e os lugares mudam, sim, por mais que não pareça. Certamente, o que é mais vivo e, de alguma forma, verdadeiro é o que fica dentro de nós, como lembrança ou saudade.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Degustador. Obrigado pela visita. E aproveitando a oportunidade, quando nos dará o prazer da presença?

    ResponderExcluir